Comunicado: Ação Educativa suspende suas atividades públicas devido à pandemia do COVID-19

A Ação Educativa, diante do agravamento da crise relacionada ao COVID-19, decide hoje, segunda-feira (16/03), suspender por tempo indeterminado suas atividades públicas. Estamos seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e de governo internacionais e nacionais, tais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), para que nossos/as colaboradores/as e público estejam seguros/as, tendo em vista o objetivo de reduzir a transmissão do Coronavírus e minimizar o impacto da atual pandemia.

Somos um espaço que reúne eventos e reuniões de movimentos sociais, coletivos juvenis e culturais, organizações da sociedade civil, entre outras entidades. Tendo em vista nossa missão pública de acolher essas atividades, listamos abaixo nossas orientações:

1. Eventos/atividades públicas e formações:

– Para as atividades que já estavam agendadas nas próximas semanas, estamos entrando em contato individualmente com cada iniciativa para dialogar sobre os atuais acontecimentos e promovermos a suspensão. Contamos com a solidariedade e a cooperação de nossos/as parceiros/as neste momento. Dúvidas e esclarecimentos podem ser enviadas para o e-mail: eventos@acaoeducativa.org.br.

• – O nosso Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos também está com a programação suspensa para os cursos que se iniciam em abril. Para os cursos de março, alunas e alunos serão avisados/as dos encaminhamentos pela assessoria do projeto e iremos avaliar ao longo das semanas como podemos retomar as atividades em caráter normal. Para mais informações, direcione mensagem para o e-mail: carolina.barbati@acaoeducativa.org.br.

2. Processos seletivos abertos:

– Estamos com dois processos seletivos abertos: educador/a e articulador/a da área de Juventude e profissional de arte-educação (fotografia). Comunicamos às candidatas e candidatos que as próximas etapas também estão suspensas temporariamente. Aos que já se inscreveram, não será necessária nova inscrição. Entraremos em contato quando o processo for retomado.

3. Trabalho remoto:

– Nesta semana, estamos realizando todos os procedimentos técnicos para efetivarmos o trabalho remoto o mais rápido possível. Entre 23 de março e 4 de abril, nossos/as funcionários e funcionárias estarão trabalhando em home office. Em projetos que preveem atividades fora de nosso escritório, as negociações estão sendo feitas com parceiros/as e financiadores/as. Faremos uma avaliação, de acordo com as recomendações gerais, sobre uma possível extensão desse período. Nesse sentido, nossas áreas de Educação, Cultura e Juventude darão prosseguimento aos nossos projetos à distância. Viagens, formações e participação em eventos estão canceladas.

A coordenação da Ação Educativa estará acompanhando os próximos acontecimentos, sempre em sintonia com as recomendações oficiais. Para a sociedade em geral, lembremos que saúde é um pacto coletivo, que não se trata exclusivamente do cuidado individual. Seguir rigidamente as determinações para diminuir a transmissão faz parte de nossa posição cidadã e solidária com aquelas e aqueles que estão no grupo de risco e com o próprio sistema de saúde, que não terá condições de atender a todos e todas, caso a disseminação se dê de forma avassaladora.

Vale destacar que, assim como a sociedade brasileira, esperamos que os governos em todas as esferas federativas tomem as devidas providências para reduzir a transmissão e diminuir a curva de velocidade do crescimento de casos, com responsabilidade e cuidado. Reforçamos nosso posicionamento de sociedade civil em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que atende a maior parte da população brasileira. Exigimos que, em meio à crise, os setores mais marginalizados da sociedade, tenham acesso ao atendimento necessário, assim como determina nossa Constituição Federal de 1988, que coloca a saúde como direito de todos e todas e dever do Estado.

Comentários: