Publicações
Compartilhar

O poder da voz das jovens mulheres negras

Publicação reúne relatos sobre vivências no âmbito do projeto Hub das Pretas

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.” A citação de Angela Davis resume bem o tom da publicação Desigualdade e Jovens Mulheres Negras, elaborada por Criola e Oxfam Brasil, em parceira com Ação Educativa, FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social, Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, Inesc – Instituto de Estudos Socioeconômicos, e Instituto Pólis.

Trata-se de mais um fruto do Hub das Pretas, rede ciberativista formada no projeto Mulheres Negras Fortalecidas na Luta contra o Machismo e o Sexismo.

Os artigos retratam experiências compartilhadas por e com mulheres negras sobre suas vivências a partir de diferentes esferas e realidades que, de alguma forma, atravessaram o projeto.

Também são relatadas reflexões das organizações participantes sobre a importância do Hub das Pretas. Além disso, a publicação também traz questões que envolvem a luta antirracista e antissexista no campo das organizações da sociedade civil brasileira.

Assim, vale destacar o componente do território das autoras, como sendo algo determinante na vida das pessoas. Isso vale para o exercício pleno do direito à cidade e também na total negação de direitos. Algo que, na maioria das vezes, representa a realidade dessas mulheres.

Download de arquivo (16 MB)
Comentários: