efa

Proposta Conjunta do Comitê Diretivo EFA sobre Educação Pós-2015

Proposta Conjunta do Comitê Diretivo EFA sobre Educação Pós-2015

O Comitê Diretivo Educação para Todos – um corpo representativo de atores chave em educação convocado pela UNESCO – desenvolveu a Proposta Conjunta sobre Educação para além de 2015, apresentada e discutida no Encontro Mundial Educação para Todos (GEM) em Oman, entre os dias 12 e 14 de maio. Esta Proposta Conjunta é baseada no Documento de Posicionamento da UNESCO sobre Educação pós 2015, discutido e apoiado na sessão 194 do Conselho Executivo da UNESCO em abril de 2014. A GEM adotou uma Declaração Final - O Acordo de Muscat – que esboça o objetivo geral assim como as metas globais propostos para a agenda da educação pós-2015. O objetivo desta Declaração, em acordo com a Proposta Conjunta, é facilitar as discussões e negociações dos Estados Membros sobre a agenda de desenvolvimento global pós-2015 em Nova York e formar o centro do Quadro de Ação a ser adotado no Fórum Mundial de Educação que acontecerá na Coreia do Sul, em maio de 2015.

Acesse o documento na íntegra Joint Proposal of the EFA SC – JUNE 2014

Nesta proposta são apresentados objetivo geral e as 7 metas globais, dividas em 05 metas de resultados (outcome targets) e 02 metas de subsídios (input targets):

Objetivo Geral: “Garantir educação de qualidade, equitativa e inclusiva e educação ao longo da vida para todos até 2030”.

Metas de resultado

Meta 1: Até 2030, ao menos x% de meninas e meninos estejam preparados para a escola primária através da participação em uma educação e cuidados na primeira infância de qualidade, incluindo ao menos um ano de educação pré-primária gratuita e compulsória, com atenção particular à equidade de gênero e aos mais marginalizados.

Meta 2: Até 2030, todas as meninas e meninos completem a educação básica de ao menos 9 anos gratuita, compulsória e de qualidade e alcancem resultados de aprendizagem relevantes, com atenção particular à equidade de gênero e aos mais marginalizados.

Meta 3: Até 2030, todos os jovens e ao menos x% dos adultos alcancem um nível de proficiência em escrita e matemática suficiente para participarem plenamente na sociedade, com atenção particular à equidade de gênero e aos mais marginalizados.

Meta 4: Até 2030, ao menos x% dos jovens e x% dos adultos tenham os conhecimentos e habilidades para uma vida e trabalho decentes através de uma educação técnica e vocacional, educação secundária e terciária e capacitação, com atenção particular à equidade de gênero e aos mais marginalizados.

Meta 5: Até 2030, todos os alunos adquiram conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para estabelecerem sociedades sustentáveis e pacíficas, inclusive através de uma educação cidadã global e educação para o desenvolvimento sustentável.

Metas de subsídio

Meta 6: Até 2030, todos os governos garantam que todos os alunos sejam ensinados por professores qualificados, profissionalmente capacitados, motivados e bem apoiados.

Meta 7: Até 2030, todos os países aloquem ao menos 4-6% do seu Produto Interno Bruto (PIB) ou ao menos 15-20% de seu gasto público em educação, priorizando os grupos mais necessitados; e fortalecendo a cooperação financeira para a educação, priorizando os países mais necessitados.*

 

*A tradução do Objetivo e das sete Metas para o português apresentada nesta notícia não é a versão oficial, disponível, por enquanto apenas em inglês.

——

The Education for All (EFA) Steering Committee – a representative body of key education stakeholders 1 convened by UNESCO – developed this Joint Proposal on Education beyond 2015, which was presented and discussed at the Global EFA Meeting (GEM) in Oman (12-14 May 2014). This Joint Proposal is based on UNESCO’s Position Paper on Education beyond 2015, which was discussed and strongly supported by the 194th session of UNESCO’s Executive Board in April 2014. The GEM adopted a Final Statement – the ‘Muscat Agreement’ – that outlines the proposed overarching goal and global targets of the post-2015 education agenda. The aim of this Statement, together with the Joint Proposal, is to facilitate Member States’ discussions and negotiations on the global post-2015 development agenda in New York and form the core of the Framework of Action to be adopted at the World Education Forum 2015 in the Republic of Korea in May 2015.

Download the document Joint Proposal of the EFA SC – JUNE 2014

This Proposal presents the overarching goal and the seven targets indicated as 05 outcome targets and 02 input targets:

OVERARCHING GOAL
Ensure equitable and inclusive quality education and lifelong learning for all by 2030.

Outcome Targets

Target 1: By 2030, at least x% of girls and boys are ready for primary school through participation in quality early childhood care and education, including at least one year of free and compulsory pre-primary education, with particular attention to gender equality and the most marginalized.
Target 2: By 2030, all girls and boys complete free and compulsory quality basic education of at least 9 years and achieve relevant learning outcomes, with particular attention to gender equality and the most marginalized.
Target 3: By 2030, all youth and at least x% of adults reach a proficiency level in literacy and numeracy sufficient to fully participate in society, with particular attention to girls and women and the most marginalized.
Target 4: By 2030, at least x% of youth and y% of adults have the knowledge and skills for decent work and life through technical and vocational, upper secondary and tertiary education and training, with particular attention to gender equality and the most marginalized.
Target 5: By 2030, all learners acquire knowledge, skills, values and attitudes to establish sustainable and peaceful societies, including through global citizenship education and education for sustainable development.

Input Targets
Target 6: By 2030, all governments ensure that all learners are taught by qualified, professionally-trained, motivated and well-supported teachers.
Target 7: By 2030, all countries allocate at least 4-6% of their Gross Domestic Product (GDP) or at least 15-20% of their public expenditure to education, prioritizing groups most in need; and strengthen financial cooperation for education, prioritizing countries most in need.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>