Montreal_WA

IX Assembleia Mundial do ICAE, em Montreal, reuniu diversas organizações de sociedade civil em mais de sessenta atividades

Montreal_WA

Entre os dias 11 e 14 de julho, realizou-se, na Universidade de Montreal, a nona Assembleia Mundial do Conselho Internacional para Educação de Adultos (ICAE).

O evento reuniu redes, organizações e movimentos de sociedade civil que participaram nas mais de sessenta atividades auto-organizadas inscritas, além das plenárias e assembleias temáticas. O objetivo da assembleia foi promover um espaço coletivo para afirmar o direito à educação e aprendizagem ao longo da vida para todos e todas e o papel central que a educação possui para que os cidadãos e cidadãs possam construir um mundo mais democrático, inclusivo, justo e ambientalmente sustentável.

Nesse sentido, e sob o tema “compromissos globais, práticas locais”, a assembleia buscou rever as prioridades para a educação e aprendizagem ao longo da vida e desenvolver estratégias para a ação a nível global, regional e local.

As atividades foram organizadas em cinco temas centrais:Temas ICAE – Direito à educação e aprendizagem ao longo da vida, para todos e todas, para além de 2015.

- Formação para a incidência.

- Papel da educação de pessoas jovens adultas para o desenvolvimento sustentável.

- Educação de pessoas jovens e adultas, relações de poder, trabalho decente, equidade de gênero e participação cidadã.

- Educação de qualidade e inclusiva para todos e todas.

A Ação Educativa, membro do ICAE, esteve presente e participou de diversas atividades. Para o coordenador da unidade de Educação, Desenvolvimento e Relações Internacionais, Sérgio Haddad, que coordenou a assembleia temática 2 sobre formação para a incidência, “sem a presença da sociedade civil em ações permanentes de pressão e incidência os direitos humanos não são plenamente conquistados e realizados. A dupla responsabilidade tanto de promover os direitos como o de implementá-los e monitorá-los não deve ser deixada exclusivamente nas mãos do governo, sendo fundamental a participação da sociedade civil”.

Para a assessora da unidade, Filomena Siqueira, a Assembleia foi um espaço fundamental para reforçar as alianças e formular estratégias de ação para os próximos anos. De acordo com ela, “este ano de 2015 representa, com a renovação de diversas metas globais como Educação para Todos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um momento de reflexão sobre o que os espaços globais de articulação têm alcançado e como dialogam com as realidades locais. Os processos de renovação das metas devem ser capazes de reconhecer os gargalos das agendas anteriores e se empenharem para construir novos acordos que assegurem o cumprimento de seus objetivos com transparência e monitoramento por parte de toda a sociedade”.

De acordo com o coordenador de unidade de EJA da Ação Educativa, Roberto Catelli, o encontro é uma oportunidade para renovar alianças e propor novos caminhos para se realizar a necessária incidência política em defesa da educação de adultos, uma vez que essa não é pauta prioritária para os governos de muitos países, mesmo havendo uma grande demanda por educação de adultos em modelos formais ou não-formais de formação.

Nesse sentido, buscando fortalecer e promover o direito à educação para todos e todas, a Assembleia constituiu um espaço de troca de informações e conhecimentos sobre como trabalhar, desde o nível local ao global, em prol da efetivação do direito das pessoas jovens e adultas à educação e aprendizagem ao longo da vida.

A Declaração Final da Assembleia está disponível para download no site do ICAE:

http://www.icae2.org/images/icae_declaration_140615.pdf

 

Para mais informações sobre a IX Assembleia Mundial do ICAE, acesse a página http://www.waam2015.org/es

 

ICAE 3

ICAE 4

ICAE 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>