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Lançamento no Brasil do GRALE III – Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos

A UNESCO, através de seu Instituto para Educação ao Longo da Vida (UIL – UNESCO Institute for Lifelong Learning) lançou a versão em português do 3º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE, na sua sigla em inglês para Global Report on Adult Learning and Education).

Conforme o documento explica, “Todos os três Relatórios GRALE são documentos de referência e advocacy,  fornecendo informações para analistas, formuladores e gestores de políticas, e lembrando os Estados- membros de seus compromissos realizados na Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos  (CONFINTEA VI), em 2009, de prestar assistência no monitoramento e na implementação do Marco de Ação de Belém (Belém Framework for Action – BFA)” (GRALE 3, p . 9, 2016).

Este terceiro Relatório tem como tema o impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho e na vida social, cívica e comunitária. Nessa linha o relatório estrutura seus seis capítulos e busca apresentar dados sobre a situação e importância da educação e aprendizagem de adultos e suas contribuições para o cumprimento da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Apesar dos progressos no acesso à educação nas últimas décadas, ainda existem 758 milhões de jovens e adultos que não são capazes de ler e escrever no mundo, sendo que 63% são mulheres. O GRALE reúne dados e análises para alimentar o debate sobre a educação de jovens e adultos nos âmbitos nacional, regional e global e tem por objetivo fazer um monitoramento dos Estados-membros da UNESCO sobre o tema e apresentar um balanço em relação ao cumprimento do acordo feito por eles na CONFINTEA VI, além de fortalecer a importância da aprendizagem e a educação de adultos, comprovando seus benefícios sobre diversos aspectos da sociedade e do próprio indivíduo.

De acordo com as informações reunidas no Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA Brasil+6, o Brasil possui mais de 13 milhões de pessoas com 15 anos de idade ou mais analfabetas e 28 milhões de analfabetos funcionais, o que significa uma demanda de 41 milhões de pessoas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), porém apenas 2 milhões estão matriculadas no Ensino Fundamental e 1 milhão no Ensino Médio, somando 3 milhões de matrículas na EJA, o que representa apenas 7,31% de toda a demanda potencial existente no país (SECADI, p. 41, 2016).

O GRALE III é um insumo importante para o monitoramento da educação e aprendizagem de adultos no mundo, chamando a atenção para a relevância do tema e também para a realidade brasileira, que tem apresentado poucos avanços sobre a EJA e que precisa rever suas políticas e iniciativas no sentido de garantir a educação de qualidade para a população jovem e adultos de maneira a cumprir tanto com os compromissos assumidos no âmbito global, como na Confintea VI e na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quanto no âmbito local através do Plano Nacional de Educação (PNE), cujas Metas 3, 8, 9 e 10 têm enfoque nos sujeitos da EJA.

Em seminário realizado em Brasília, no dia 15 de fevereiro de 2017, a UNESCO em parceria com a SECADI fez o lançamento oficial do GRALE III, e contou com a participação de representantes do Instituto da Unesco para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL), do Escritório Regional da Unesco para a América Latina e Caribe (Orealc), do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC). As apresentações feitas pelos convidados/as estão disponíveis para download na página da Unesco Brasil: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/educational-quality/youth-and-adult-education/

 

Downloads:

Versão em português do Relatório GRALE III – “O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho, e na vida social, cívica e comunitária”: http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002470/247056por.pdf

Documento Nacional Preparatório à VI Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA Brasil+6 Documento Nacional: http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002446/244673POR.pdf