South-South

O Brasil no Mundo

O Brasil no Mundo

A crescente inserção internacional do Brasil no mundo tem incentivado o aumento dos debates sobre como a participação brasileira tem se realizado e as novas dinâmicas e relações no cenário internacional. O Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GRRI) se constituiu, em 2012, com o objetivo de formar um espaço de reflexão e produção acerca da nova inserção internacional brasileira, que possa colaborar para a construção de uma política externa democrática, justa e inclusiva.

O grupo é formado por intelectuais, pesquisadores e lideranças sociais, sindicais e políticas vinculados ao campo progressista que se reúnem periodicamente para refletir sobre os acontecimentos relacionados às relações internacionais e à politica externa brasileira. A Ação Educativa é parte do grupo através da participação de Sérgio Haddad.

Para julho o grupo está organizando a Conferência Nacional “2003-2013: Dez anos de uma nova política externa”, que acontecerá no campus da Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo, entre os dias 15 e 18. O objetivo é refletir sobre a política de relações exteriores do Brasil, em um mundo pautado por aguda crise econômica, importantes mudanças geopolíticas e pelo enfraquecimento dos organismos multilaterais, ao mesmo tempo em que se estabelecem novas parcerias políticas, econômicas e culturais por parte do governo brasileiro. A conferência será constituída por palestras, debates e oficinas com dirigentes governamentais, lideranças políticas, acadêmicos e representantes de organizações sociais e estudantis.

Mais informações sobre o Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais e sobre a Conferência no blog http://blogbrasilnomundo.wordpress.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>