IALLA2

Oitava edição do IALLA ocorreu na Jordânia e contou com participantes de 18 países

O IALLA (International Academy of Lifelong Learning Advocacy), curso organizado pelo ICAE com parceira da DVV Internacional sobre advocacy em educação ao longo da vida, ocorreu entre os dias 13 e 26 de outubro em Madaba, na Jordânia. Foram 26 participantes de 17 países diferentes (África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Egito, Iraque, Líbano, Mongólia, Namíbia, Nepal, Palestina, Porto Rico, Sérvia, Suécia, Ucrânia e Uganda).

O IALLA foi criado em 2004 e é o principal programa de formação internacional do ICAE. O objetivo é de ampliar a visão sobre educação de adultos e colaborar para que novos líderes adquiram habilidades em advocacy através de uma metodologia participativa que inclui análises interligadas tanto sobre o campo da educação de adultos como para além dele, e também promover redes de contato como um mecanismo efetivo para o aprendizado coletivo. O IALLA conta com 189 graduados de 68 países diferentes.

A assessora de Relações Internacionais da Ação Educativa, Filomena Siqueira, que participou dessa oitava edição curso afirma que, “O IALLA é uma experiência extremamente enriquecedora para a atuação no campo da educação de adultos. Além das sessões expositivas com palestrantes altamente qualificados, o curso proporciona o convívio com pessoas de diferentes países que trabalham com o tema. Essa troca de experiências é muito interessante tanto para ampliar o conhecimento dos participantes quanto para incentivar o contato e a formação de redes de advocacy a nível internacional que reforçam o direito humano à educação”.

Foram duas semanas de curso que abordaram diversos temas, tais como o histórico da educação de adultos, origens do conceito de cidadania e de educação como direito humano, educação para a inclusão e para a paz, experiências de educação popular em diferentes países, história dos movimentos sociais, suas redes e agendas, processos de grande relevância para a governança internacional da educação, técnicas de advocacy para atuar nesses espaços (renovação das metas globais pós-2015: Educação Para Todos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e desenvolvimento de projetos a serem trabalhados em todos os níveis, desde o local ao internacional.

O direito humano à educação é permanentemente violado em todos os países e a educação de adultos não raro é preterida nas ações voltadas para o campo educacional. Nesse sentido, o curso é uma oportunidade de aprofundar na agenda e desenvolver habilidades que colaboram para a atuação em diferentes níveis e direcionadas para a efetivação desse direito. Aliando aulas teóricas com momentos expositivos e de trabalho em grupo o curso constrói, ao longo de duas semanas, um espaço único de aprendizagem mútua e fortalecimento de networks.

 

Mais informações visite a página do ICAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>