Quem Somos

A Ação Educativa é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1994. Sua missão é promover direitos educativos, culturais e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável.

Realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos, no nível local, nacional e internacional. Desenvolve pesquisas, divulga informações e análises enfocando as políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial e de gênero.

A unidade Educação, Desenvolvimento e Relações Internacionais busca refletir e atuar sobre as relações entre as dinâmicas internacionais e nacionais no campo da educação.

As transformações ocorridas neste início de século XXI no cenário internacional, com a emergência de países do sul global nas relações internacionais e os desafios da busca por um desenvolvimento sustentável em seus múltiplos aspectos – social, ambiental, econômico – implicam a necessidade de maior reflexão sobre o papel do Brasil na atual conjuntura.

A educação  tem sido considerada como um elemento relevante neste processo de desenvolvimento. No entanto, seu sentido tem sido restringido aos aspectos de natureza econômica, diminuindo sua potencialidade e seu caráter transformador essenciais para a construção de sociedades mais justas e prósperas. Nesse sentido, é necessário ampliar a visibilidade, compreensão e debate sobre a relação entre modelos de desenvolvimentos e o papel da educação na conjuntura atual marcada, fortemente, pela globalização.

Para isso a unidade se propõe os seguintes objetivos:

i) Discutir o modelo de desenvolvimento brasileiro, sua relação com o contexto internacional e os impactos sobre a área da educação.
ii) Pesquisar os impactos do sistema financeiro e econômico internacional na área da educação no Brasil, especificamente nos aspectos relacionados ao financiamento e à privatização.
iii) Monitorar os impactos das ações dos organismos internacionais no campo da educação e o papel do Brasil neste contexto.
iv)  Acompanhar e incidir sobre as políticas de cooperação internacional brasileira no campo da educação, em particular na América Latina e África.
v) Monitorar o cumprimento e o estabelecimento de acordos e metas internacionais no campo da educação, como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) / Pós-2015, Educação para Todos (EPT), Década das Nações Unidas para a Alfabetização (UNLD), Iniciativa de Alfabetização para o Empoderamento (LIFE), Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS), Conferência Internacional de Educação de Adultos CONFINTEA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>