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Reunião Regional Ministerial “Educação Para Todos”, em Lima, apresenta as prioridades da agenda educativa para a América Latina e Caribe

Nos dias 30 e 31 de outubro, em Lima, ocorreu a reunião regional “Educação Para Todos na América Latina e Caribe: Balanços e Desafios Pós-2015” que contou com a participação de ministérios da educação, representantes de organizações da sociedade civil, agencias das Nações Unidas, membros da academia e do setor privado. Representantes da CLADE e da CEAAL estiveram presentes na reunião.

A reunião foi uma oportunidade para que os Ministros da Educação pudessem discutir e validar os avanços em relação às metas EPT na região, assim como acordar as prioridades que configurarão a agenda educativa pós-2015 que será firmada no Fórum Mundial de Educação, na Coreia do Sul em maio de 2015.

As sessões de trabalho buscaram apresentar informes nacionais sobre o progresso dos seis objetivos da EPT que vencem em 2015, uma síntese preparada pela Oficina Regional de Educação da UNESCO para a América Latina e Cariba (OREAL) sobre o estado da EPT na região e a declaração do encontro realizado em Oman, entre os dias 12 e 14 de maio deste ano que resultou no documento “Acordo de Muscat” 2014-GEM-Final-Statement-Muscat”.

Para apoiar o envolvimento dos países em desenvolvimento no processo EPT, a Oficina Regional da UNESCO busca oferecer apoio técnico para o desenvolvimento de políticas e práticas educativas relacionadas com o foco estratégico da EPT, monitorar os processos e resultados que são alcançados com relação aos objetivos de EPT, avaliar os impactos das políticas, programas e práticas educativas desenvolvidas pelos países em relação a agenda, favorecer a participação de diferentes atores do governo e da sociedade civil e facilitar a cooperação entre os países e as diferentes agências de cooperação para a implementação efetiva do EPT.

A reunião produziu a Declaracion-de-Lima-31-10-2014, que apresenta as perspectivas da região sobre a agenda da educação para o pós-2015, as áreas prioritárias de investimento baseadas em uma educação equitativa, de qualidade e inclusiva ao longo de toda a vida, que fomente o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida, para o trabalho e para um desenvolvimento sustentável. A declaração também destaca a importância da valorização dos docentes como sujeitos chave para a efetivação da agenda pós-2015, assim como o estabelecimento de políticas de financiamento para fortalecimento da educação pública de qualidade.

Os informes nacionais apresentados na reunião estão disponíveis para download assim como o Informe Regional:

Informe_Bolivia

Informe_Brasil

Informe_Chile

Informe_Colombia

Informe_Costa_Rica

Informe_Cuba

Informe_Equador

Informe_Mexico

Informe_Panama

Informe_Paraguai

Informe_Uruguai

Informe-Regional-EFA2015

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