Plataforma

Seminário “Desafios do Desenvolvimento Brasileiro” discute o papel estratégico da educação

A Plataforma Política Social e a Rede Desenvolvimentista, vinculadas ao Instituto de Economia da Unicamp trabalharam na estruturação de um fórum de discussão sobre temas estratégicos para o desenvolvimento brasileiro. O objetivo de fundo é romper o isolamento que divide não apenas os economistas (mesmo os progressistas) dos especialistas em política social, mas mesmo entre estes, muitas vezes fechados nos detalhes e dilemas em cada uma das áreas.

Em abril e maio de 2013, estes esforços conjuntos levaram à realização de um seminário (“Desafios do Desenvolvimento Brasileiro”) realizado no Instituto de Economia da Unicamp e dividido em duas etapas: “aspectos econômicos” e “aspectos sociais”. No processo de consolidação dos seus resultados, definiu-se uma agenda de reflexões e proposições, denominada de “abordagem social-desenvolvimentista”.

Nesta perspectiva, e novamente com o suporte do CGEE (Projeto – Foro de Temas Estratégicos para o Desenvolvimento: Aspectos Econômicos e Sociais), elegeram-se três (entre as várias possíveis) áreas temáticas em política social para uma discussão integrada dos seus problemas, avanços, desafios e oportunidades, nesta perspectiva de conjugar desenvolvimento econômico e social.

Educação, mobilidade urbana e saneamento foram objetos de debate com especialistas em três oficinas realizadas no IE-UNICAMP no início de junho de 2014.

O coordenador da unidade de Educação, Desenvolvimento e Relações Internacionais da Ação Educativa, Sérgio Haddad, participou do debate sobre educação e desenvolvimento, que contou com a presença de outros convidados da área acadêmica e do governo. Esse debate buscou discutir os embates entre economistas e educadores, assim como a questão da transição demográfica e seus impactos sobre a educação, como enfrentar a questão da qualidade do ensino e perspectivas sobre o Novo Plano Nacional de Educação (PNE).

O vídeo da oficina está disponível no link da Plataforma Política Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>