maio 2010

A avaliação deve ser parte de uma política pública, não a política em si, defende Vera Masagão

No último sábado (22/5), o curso Cidadania e Direito à Educação discutiu qualidade do ensino, em sua relação com a exigibilidade do direito à educação e com as diferentes abordagens da temática por…

Nos processos de avaliação, é importante a mobilização da comunidade escolar em torno da melhoria da qualidade do ensino, afirma pesquisadora

Na décima segunda conferência do Curso Cidadania e Direito à Educação, a doutoranda em educação pela USP, Vanda Mendes Ribeiro, deu sequência à temática da qualidade do ensino pela apresentação dos “Indicadores de…

Relação entre avaliação sistêmica e autonomia escolar ganha ênfase no debate

Após as conferências 11 e 12 do curso Cidadania e Direito à Educação, que trataram da qualidade da educação como um direito, com enfoque nas avaliações de políticas públicas educacionais, tanto a partir da…

Conferencia11

Conferência 11 – com Vera Masagão Ribeiro – em 22 de maio de 2010

Décima primeira conferência do Curso Cidadania e Direito à Educação, organizado pela Ação Educativa, Programa Ação na Justiça, que tratou do tema “O debate atual sobre qualidade do ensino, avaliação e indicadores educacionais”,…

Conferencia12

Conferência 12 – com Vanda Ribeiro – em 22 de maio de 2010

Décima segunda conferência do Curso Cidadania e Direito à Educação, organizado pela Ação Educativa, Programa Ação na Justiça, que tratou do tema “Indicadores de qualidade na educação”, com Vanda Mendes Ribeiro, em 22…

Debatestopico6

Debates Tópico 6 – com Vera Masagão e Vanda Ribeiro – em 22 de maio de 2010

Debates referentes ao tópico 6 do Curso Cidadania e Direito à Educação, organizado pela Ação Educativa, Programa Ação na Justiça, que tratou do tema “A Qualidade como Direito: do princípio abstrato à norma…

Próximo sábado, dia 22/05/2010 – Tópico 6: A Qualidade como Direito: do princípio abstrato à norma exigível

O dia será dedicado aos debates sobre a qualidade do ensino, sua previsão jurídica e os diferentes enfoques em discussão na sociedade civil e no Estado. Também serão apresentados e debatidos os Indicadores de…

Para Denise Carreira, no sistema prisional a educação é vista como um privilégio, não como um direito

- Os campos que sofrem maior resistência na efetivação do direito à educação, denominadas “fronteiras” desse direito, prosseguiram como tema na décima conferência do Curso Cidadania e Direito à Educação, que tratou do…

Direito à educação infantil em creches e pré-escolas têm construções históricas distintas e isso se reflete em sua efetivação, afirma Maria Malta

- A nona conferência do curso Cidadania e Direito à Educação teve como tema os “Desafios à efetivação do direito à educação infantil”, abordados a partir da construção histórica desse direito no Brasil,…

Debate aborda educação infantil, educação nas prisões e outros temas invisíveis

. As conferências do quinto dia do curso Cidadania e Direito à Educação trataram de temas invisíveis ou de difícil implementação no debate público educacional. A educação infantil e a educação nas prisões,…

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