outubro 2012
Guerra e Paz - Portinari

“Cultura de Paz”, por Hamilton Faria e Martha Lemos

“Nunca devemos dizer que uma situação de violência é normal, pois assim ela passará a ser imutável”     “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho”. Quantas vezes…

Oficina de Cabelo - Trança

Relações Raciais: identidades negras, branquitude e pertencimento racial

Redefinir a questão racial, atribuindo-lhe o lugar das experiências cotidianas e pensar como o olhar do outro influencia a concepção dos indivíduos, estes foram os desafios do segundo encontro do curso Educação, Relações…

cor ou raça

Roda de Conversa sobre Ações Afirmativas e Quesito raça/cor, com Uvanderson Silva

O sociólogo Uvanderson Silva começa a sua explanação afirmando que o ponto de partida para discutir a questão racial é saber que todos/as possuem uma raça e que este assunto se refere a…

Nuvem_Tags_Educacao

Educação, Direitos Humanos e Racismo no Brasil: contextos e conceitos chave da formação

Compreender como se deu o processo de construção de uma identidade negra no Brasil, reconhecendo o papel fundamental da escola nessa edificação foram os desafios propostos para o primeiro encontro do curso Educação,…

Flickr/Felipe SO

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Este documento complementa o debate sobre a implementação da LDB alterada pela lei 10.639/2003 na educação básica. Constituído por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de…

Foto: Flickr/cassimano

A lei nº 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do movimento negro, por Sales Augusto dos Santos

Neste artigo, o autor busca demonstrar que a lei nº 10.639/03 é resultado de anos de lutas e pressões do Movimento Social Negro por uma educação não eurocêntrica e anti-racista. Santos demonstra, por…

Foto: Flickr/residentevil_stars2001

Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana

No módulo sobre a implementação da LDB alterada pela lei 10.639/2003 na educação básica, recomendamos a leitura do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para…

por Aline Assis

“O outro e suas características servem para nos completar e nos fazer refletir sobre nós mesmos”, defende Renato Almeida em curso na Fundação Casa

O antropólogo Renato Almeida faz explanação sobre “Cultura e Direitos Humanos” para gestores da Fundação Casa   As ações de promover ou violar os direitos humanos ocorrem sempre em determinado contexto cultural e,…

Robert S. Donovan

“Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra”, por Nilma Lino Gomes

Como o cabelo de uma pessoa negra pode representar e influenciar a construção de sua identidade e qual o significado social de seu cabelo e corpo e os sentidos a eles atribuídos? O…

(Foto: Kheel Center, Cornell University/Flickr)

Histórias das diferenças e das Desigualdades Revisitadas: Notas Sobre Gênero, Escravidão, Raça e Pós-Emancipação, por Marcelo Paixão e Flávio Gomes

(Foto: Kheel Center, Cornell University/Flickr) Este artigo procura refletir sobre aspectos da história da escravidão, da pós-emancipação e do tempo presente da mulher negra, especialmente em termos de sua atual inserção no mercado…

Formação em Direitos Humanos © 2017 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER