Direitos Humanos: história, trajetórias e significados

As duas primeiras aulas do curso Direitos Humanos e Adolescentes em Conflito com a Lei trabalharam os temas relacionados à origem do conceito, bem como a sua relação com os contextos econômicos, políticos e sociais.

O eixo estruturador desta abordagem está na ideia de que o conceito de direitos humanos, e, principalmente, seus significados, resultam das disputas políticas sobre o próprio sentido do que define a humanidade, sobre quais os sujeitos que podem participar desta definição e , consequentemente, dos conteúdos que serão atribuídos aos direitos e seus modos de realização. Ou seja, direitos humanos são, em realidade, processos em construção contínua e cotidiana.

Nesta perspectiva o lugar dos sujeitos políticos, em especial dos movimentos sociais, como sendo os construtores dos direitos ao longo da história foi um dos pontos em destaque.  Também foi analisada a dimensão conflitiva entre a universalidade proposta na noção de direitos humanos e as particularidades dos indivíduos e das sociedades. Este último ponto foi articulado com as questões relacionadas e a liberdade e as normas. A reflexão sobre a tensão entre liberdade e normas sócio – jurídicas foi trabalhada de modo associado ao debate sobre o princípio da justiça e suas interconexões com o princípio da igualdade.

A metodologia utilizada nestas aulas foi a da exposição dialogada, onde um determinado conjunto de conteúdos eram elaborados a partir da reflexão em pequenos grupos, seguida de debates e exposição dos temas propostos .

2 total comments on this postEnvie
  1. Como educadora, convivo diariamente com jovens e adolescente que vivem em busca de identidade e muitos se perdem entre drogas e prostituição. Busco embasamento teórico para o que presencio em prática. Adolescentes e jovens envolvidos com a lei é um tema importante para entender o meu cotidiano.
    Busco argumentos,apoio para trabalhar no resgate de tantos jovens que buscam socorroou que deixam se levar pela criminalidade e desrespeito a sí próprio.

    • Olá, Francineide!

      Esperamos que o nosso blog contribua com a sua prática. Iremos disponibilizar sugestões de textos, algumas dicas e informações importantes para todos que têm interesse em saber como defender uma educação de qualidade em seu bairro e região, para os que querem lutar por seus direitos em relação à educação na legislação nacional ou até mesmo internacional e para os que querem saber mais sobre as violações do direito à educação.

      Muito obrigado e bons estudos.

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2014 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER