“Podem a ética e a cidadania serem ensinadas?”, por José Sérgio Carvalho

Na seção Recomendamos do nosso blog, você vai encontrar mais dicas de textos, vídeos e livros que vão auxiliá-lo em seus estudos sobre Direitos Humanos.  Quinzenalmente, publicaremos uma sugestão relacionada aos temas das nossas formações.

Aproveite e bons estudos!

A sugestão desta semana é o artigo “Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?”, do professor José Sérgio Carvalho. Ao tratar da formação educacional, bem como suas funções e responsabilidades, o autor faz uma reflexão sobre a diferença entre a finalidade do pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para a cidadania, previstos na Constituição, em relação a maior preocupação das “escolas tradicionais”: a transmissão de informações.

José Sérgio ressalta não ser sua pretensão “ fazer uma análise retrospectiva das diferentes concepções então vigentes ou em disputa”, mas sim, “a partir de certos excertos de obras clássicas, pensar alguns problemas atuais do ensino voltado para a formação moral do cidadão”.

O professor José Sérgio Carvalho é mestre e doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), atua na formação de professores em direitos humanos e foi membro da Cátedra USP/UNESCO* de Educação para os Direitos Humanos.

* Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Podem a ética e a cidadania ser ensinadas?

Carvalho, J.S. Podem a ética e a cidadania serem ensinadas? In: Pró-Posições-Universidade Estadual de Campinas FE vol 13 set/dez 2002. (pp.157-168). Retirado no dia 24 de julho de 2012, de http://revolucoes.org.br/v1/sites/default/files/podem_a_etica_e_a_cidadania_serem_ensinadas.pdf

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2014 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER