Referências para estudo – 2º encontro do curso Educação e Direitos Humanos, por Taciana Gouveia

Para construir um panorama de desigualdades no Brasil, a educadora feminista e mestre em sociologia, Taciana Gouveia, consultou as bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Organização das Nações Unidas, valiosas fontes de informações, nem sempre de fácil acesso a todos/as.

Compartilhamos os arquivos selecionados pela educadora como essenciais para compreensão do processo de construção de desigualdades em nosso país e continente. Vale pena a consulta. Confira e bons estudos!

Aglomerados subnormais: Primeiros resultados

Os primeiros resultados sobre os recortes territoriais classificados como aglomerados subnormais no Censo Demográfico 2010, no total de 6.329, apresentam informações sobre a população residente e o número de domicílios ocupados em favelas, invasões, grotas, baixadas, comunidades, vilas, ressacas, mocambos, palafitas, entre outros assentamentos irregulares para o conjunto do País, Grandes Regiões, Unidades da Federação e municípios.

Censo Demográfico 2010: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência

As Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência do Censo Demográfico 2010 apresentam tabelas com informações sobre as características gerais da população, abrangendo situação do domicílio, sexo, idade e cor ou raça comuns aos Questionários Básico e da Amostra. Já as informações sobre religião e pessoas com deficiência são provenientes do Questionário da Amostra.

Sinopse do Censo Demográfico 2010

Estado de las Ciudades de América Latina y el Caribe 2012 – ONU

O informe “Estado de las Ciudades de América Latina y el Caribe 2012 – ONU” reúne estatísticas e informações completas sobre o processo de urbanização e os vários aspectos que determinam a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2018 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER