Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação, por Romualdo Portela de Oliveira e Gilda Cardoso de Araujo


O artigo escrito pelo livre-docente Romualdo Portela de Oliveira e pela doutora em educação Gilda Cardoso de Araújo trata da qualidade do ensino contrapondo a expansão de seu acesso nas últimas décadas aos desafios da garantia de qualidade da educação para todos/as.

Além da análise de dados sobre a evolução do acesso à escola, os autores questionam o problema da qualidade frente aos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e discutem sobre a possibilidade de estabelecer um padrão de qualidade como medida necessária e urgente para a garantia do direito à educação.

Na conclusão, como dizem Romualdo e Gilda, há o destaque dos “desafios teóricos e técnicos a serem enfrentados para a formulação de um padrão de qualidade que seja, a um só tempo, compreensível à população e passível de ser exigido judicialmente”.

 

Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação, por Romualdo Portela de Oliveira e Gilda Cardoso de Araujo

 

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2018 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER