Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole, por Cenpec

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) fez um estudo, realizado entre 2009 e 2010, que analisou dados das 61 escolas públicas da subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Com o objetivo de analisar o ‘Efeito do Território’ nas oportunidades educacionais oferecidas às crianças, adolescentes e jovens da periferia das metrópoles.

A pesquisa apontou que, quanto mais vulnerável o território, menor o nível da qualidade de ensino ofertado e menor a aprendizagem dos alunos, dinâmica denominada ‘Efeito do Território’. A pesquisa mostra ainda como escolas situadas no mesmo território podem ter desempenhos diferentes, dada a sua localização em regiões de maior vulnerabilidade e com menor acesso a outros equipamentos públicos.

Faça o download da pesquisa e para mais informações, não deixe de acessar o site do CENPEC.

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