O Sistema Classificatório de “Cor ou Raça” do IBGE*, por Rafael Guerreiro Osorio

Um dos artigos que recomendamos, esta semana, é o do consultor da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Rafael Guerreiro Osorio. Tal texto discute o sistema classificatório empregado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seus levantamentos domiciliares para a identificação racial das pessoas, o qual é replicado nos registros administrativos da União.

A exposição contempla tanto os métodos de identificação da pertença racial quanto a classificação que define os grupos raciais a que podem ser atribuídos os sujeitos. Demonstra-se a inadequação, para os propósitos almejados, das técnicas de  identificação biológica com base na ancestralidade genética, e uma aparente maior exatidão da composição racial obtida pela auto-atribuição de pertença.

Depois, são discutidos as categorias da classificação e seus usos mais comuns, objetivando assim avaliar a pertinência desta em face das relações raciais brasileiras. As evidências apresentadas atestam a adequação do sistema classificatório, ao menos para fins de pesquisa e caracterização das desigualdades raciais existentes no Brasil.

* Este trabalho é produto das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto BRA/01/013, “Combate ao racismo e superação das desigualdades raciais”, conduzido no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Uma versão preliminar foi apresentada na I Jornada de Sociologia do Centro-Oeste, na cidade de Pirenópolis, Goiás, em 8 de agosto de 2003. Agradeço os comentários dos presentes neste evento, bem como os dos colegas do Ipea que leram  versões preliminares.

Faça o download do texto O Sistema Classificatório de “Cor ou Raça” do IBGE

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2018 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER