Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil, por Carlos Moore Wedderburn

Foto: Flickr/openDemocracy

A obrigatoriedade do ensino da história da África nas redes de ensino no Brasil confronta o universo docente brasileiro com o desafio de disseminar, para o conjunto da sua população, num curto espaço de tempo, uma gama de conhecimentos multidisciplinares sobre o mundo africano.

Aprofundar e divulgar o conhecimento sobre os povos, as culturas e civilizações do continente africano, antes, durante e depois da grande tragédia dos tráficos negreiros transaariano, do mar Vermelho, do oceano Índico (árabe-muçulmano) e do oceano Atlântico (europeu), e sobre a subseqüente colonização direta desse continente pelo Ocidente a partir do século XIX, são tarefas de grande envergadura.

A generalização do ensino da história da África apresenta problemas específicos. Neste texto, assinalamos de maneira sumária e a título indicativo alguns dentre os que, parece-nos, deverão ser levados em conta na formação inicial e continuada das/os professoras/es das redes de ensino incumbidas/os dessa missão. Limitar-nos-emos aos problemas menos evidentes contidos na problemática epistemológica, metodológica e didática em relação à África, tendo em mente que se trata de uma modesta contribuição, entre outras, num campo tradicionalmente semeado de abordagens conflitantes e de acerbas controvérsias.

Este texto foi elaborado na perspectiva de abrir um debate de fundo no seio do corpo docente brasileiro de todos os níveis de ensino, assim como dos estudantes das disciplinas humanísticas, com o espírito de democratizar o tema mediante a sua deselitização corporativista. Dessa forma, este texto diz respeito e visa a subsidiar o ensino de História da África no Ensino Básico e Superior.

Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil, por Carlos Moore Wedderburn

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