Roda de Conversa sobre Ações Afirmativas e Quesito raça/cor, com Uvanderson Silva

O sociólogo Uvanderson Silva começa a sua explanação afirmando que o ponto de partida para discutir a questão racial é saber que todos/as possuem uma raça e que este assunto se refere a negros e brancos. “No caso da educação, por exemplo, devemos analisá-la a partir da perspectiva do negro. Esta é uma das premissas da construção de uma educação antirracista”, reforça.

De acordo com Uvanderson, os/as professores/as devem ter forte a noção de que ser negro no Brasil não é fácil e que as demandas desta população dependem de um enfrentamento que questione as estruturas sociais e construam políticas de inclusão, definindo pautas específicas no combate às desigualdades.

Para ele, “uma das coisas mais sutis e perversas é que ser branco no Brasil é tido como natural, enquanto outra parte da sociedade tem que se identificar e dizer para quê veio. Ignora-se que ser branco é ser privilegiado e o quão complicado é construir uma identidade negra no Brasil”.

Neste ponto, Uvanderson traz a discussão sobre o quesito raça/cor como um dos aspectos a ser avaliado para construção de ações afirmativas que mitiguem o impacto negativo do racismo nas relações sociais. “Ao pensar ações afirmativas não podemos nos esquecer de que há uma disputa política em torno da identidade, porque construir políticas que atendam pretos/as e pardos/as tem como pano de fundo realidades que, embora esbarrem na questão mestiçagem, são similares no que tange exclusão e estão mais distantes da tonalidade da pele. A categoria negro está diretamente ligada à auto-declaração, em outras palavras, ligada a histórias de vida e a formas de se perceber no mundo”, conclui.

.: Esta roda de conversa faz parte das atividades do segundo encontro do Curso Educação, Relações Raciais e Direitos Humanos. Confira todas as atividades realizadas neste dia: Relações Raciais: identidades negras, branquitude e pertencimento racial

 

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2018 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER