Inscrições abertas: curso articula temáticas de gênero com questões de raça e diversidade sexual

Com inscrições abertas até 10 de outubro, o curso evidenciará como as desigualdades de gênero podem ser um obstáculo para a garantia do direito à educação

O curso “Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça” está com inscrições abertas até o próximo dia 10 de outubro e possui o objetivo de apresentar os principais debates, conceitos, materiais e metodologias que envolvem as temáticas de educação e gênero articuladas às questões de raça/etnia e diversidade sexual.

Presencial e gratuito, o curso ocorrerá entre os dias 17 de outubro e 5 de dezembro na cidade de São Paulo e oferecerá às pessoas que o concluírem certificado de 60 horas, sendo reconhecido pela Secretaria Municipal de Educação.

A formação pretende contribuir para que os(as) participantes compreendam as desigualdades de gênero como obstáculo à garantia do direito humano à educação e atuem em prol de uma educação anti-sexista e anti-discriminatória no cotidiano e nas políticas educacionais.

“As atividades devem promover vivências e trabalhar com conceitos que permitam uma melhor compreensão das questões de gênero, do cotidiano às políticas educacionais, pensado de forma articulada a outras desigualdades, sobretudo de raça, sexualidade e classe”, reforça a assessora do programa Diversidade, Raça e Participação, da ONG Ação Educativa, Jaqueline Lima Santos. Com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República, Ação Educativa realiza o curso em parceria com as organizações Ecos, Geledés e Cladem.

O curso possui 50 vagas que deverão ser preenchidas por educadores(as), gestores(as) escolares e educacionais, estudantes, lideranças populares, jornalistas e ativistas de movimento sociais e de organizações não governamentais. Devido ao limite de vagas, deverá ser realizado um processo seletivo, privilegiando-se a constituição de um grupo diverso e representativo a partir de critérios que considerem recortes de gênero, raça, origem regional na cidade e campo de atuação. (As inscrições se encerraram no dia 10 de outubro de 2015)

Curso Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça

 

Metodologia

Baseado nos princípios da educação popular, o curso estimulará a reflexão e a apropriação de conceitos a partir das vivências e observações dos(as) participantes sobre o cotidiano e a realidade brasileira. “Nós utilizaremos várias linguagens que possibilitem a abordagem da educação e gênero em suas múltiplas dimensões, estimulando-se a leitura sensível e a capacidade de análise, em especial, dos processos de resistência e de luta pela igualdade de gênero, protagonizados pelos movimentos de mulheres e feministas”, destacou a coordenadora da área de educação da Ação Educativa, Denise Carreira.

Os(as) participantes deverão ler um texto de referência para cada uma das seis unidades que compõe o curso e realizar um trabalho final. A formação será oferecida em seis encontros realizados aos sábados, das 9h30 às 17h30.

 

“Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça”

Dia

Unidade

17/10/2015 Educação, Direitos Humanos e as Intersecções de Gênero, Sexualidade e Raça
24/10/2015 Gênero, sexualidade e raça na Educação Brasileira: conquistas e desafios
07/11/2015 Gênero, sexualidade, raça e identidade docente
14/11/2015 Diversidade Sexual na Educação
28/11/2015 Sexismo, homofobia, racismo e violência nas escolas
05/12/2015 Educação e laicidade: desafios para as agendas de gênero, sexualidade e combate ao racismo

 

 

 

Curso “Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça”

Inscrições: até 10 de outubro

Vagas: 50

Carga horária: 60 horas (com certificado para os(as) participantes concluintes)

Período: Seis unidades que ocorrerão aos sábados, das 9h30 às 17h30 (dias 17/10, 24/10, 07/11, 14/11, 28/11 e 05/12)

Localização: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo (SP)

Mais informações: jaqueline.santos@acaoeducativa.org / (11) 3151-2333 – Ramal 131

Inscrições no link: https://goo.gl/V9U6EI

2 total comments on this postEnvie
  1. Como não recebe nenhum retorno e o curso de educação, direitos humanos, gênero, sexualidade e raça se inicia neste sabado e no site não consta nada, gostaria de saber como faço para saber os que foram selecioandos para o curso.

    grata vanessa da silva pereira

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2017 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER