Socióloga ressalta importância do debate crítico de questões de gênero no ensino médio

Sandra Unbehaum é socióloga, diretora do Departamento de Pesquisas da Fundação Carlos Chagas, ela também esteve por 15 anos na ECOS – Comunicação e Sexualidade.  Ela inicia sua palestra agradecendo a presença dos educadores presentes, lembrando a importância da luta e da reação contra as ameaças conservadoras e de retrocessos que vivemos, mas que também devemos acreditar que essas forças não vão nos vencer tão facilmente.

Sua fala aborda um relato de pesquisa da qual participou como consultora, coordenada por Maria José Rosado, uma das fundadoras pela Católicas pelo Direito de Decidir e professora da PUC na área de ciências da religião, através do Grupo de Pesquisa, Gênero, Religião e Política, fruto de um trabalho coletivo. O título inicial do projeto era Ensino de Ciências Humanas, Gênero, Feminismo e Cidadania, com o objetivo geral de analisar a presença da crítica feminista das desigualdades de gênero na educação básica, em particular nos materiais e cadernos do ensino médio, na sociologia, bem como verificar de que maneira as questões religiosas se apresentam.

Em relação às desigualdades, Sandra lembra a importância de valorizar a presença de temas políticos, como cidadania e movimentos sociais no cadernos de sociologia Houve uma preocupação de inserir os temas de gênero nos materiais. A sociologia envolve várias questões sociais, como divisão sexual do trabalho, questão da família, movimentos sociais, movimentos feministas etc. Esses temas estão sendo levados para dentro das escolas, através desses cadernos. Apesar disso, o estudo percebeu que há pouco aporte para os professores trabalharem com profundidade nesses temas. Um professor que participa de uma discussão como essa e que tem formação sobre isso, pode avançar, o problema é que no currículo de ensino de sociologia (nas licenciaturas) não há questões de gênero, o que impede o desenvolvimento dessas competências no educador. Um outro problema é que nem sempre um professor com formação de sociologia dará a disciplina. Assim, se o caderno do professor não traz um pouco mais de elementos para o educador, você corre o risco de que ele trabalhe em uma perspectiva não crítica e não problematizadora desse debate.

Um exemplo usado para ilustrar essas atividades sugeridas é o uso de revistas femininas e suplementos para mostrar os temas que são recorrentes, como cortes de cabelo da moda.  Ao não propor, entretanto, nenhum leitura crítica e problematizadora sobre a forma como a mulher é retratada pela mídia, atividade parece reforçar o interesse das mulheres exclusivamente a questões estéticas.
Embora o material traga a questão de gênero, em uma sociedade na qual esses esteriótipos estão tão cristalizados, se não houver uma formação que prepare o educador para debater sobre  isso,  há o risco de apenas reproduzirmos discursos.

Apesar das referências às questões de gênero, ao feminismo e ao movimento de mulheres em alguns volumes, a discussão e a tomada de posição (contra as determinações de gênero e as relações de poder pautadas em diferenças sexuais) não se configura como uma orientação geral que deveria permear todo o conteúdo dos cadernos.

Isso fica claro no uso de uma linguagem não inclusiva, nas referências e exemplos masculinos em detrimento de femininos, no uso do  masculino como neutro e no uso do vocábulo “homem” como sinônimo de “humanidade”. Outro ponto crítico é a ausência de estudos feministas e de gênero nas referências bibliográficas.

Ela finaliza dizendo que o maior desafio dos educadores é separar as visões pessoais e como tratamos questões do ponto de vista de evidências e dados concretos, gerando discussões do ponto de vista da sociologia. Desse modo, volta à tona a questão da necessidade de uma formação adequada dos educadores.

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2019 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER