Encontro debate violência e preconceito nas escolas

O curso Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça debateu, no dia 14/11 o tema “Sexismo, homofobia, racismo e violência nas escolas” . As unidades começam sempre com uma dinâmica de grupo, coordenada por Maria Falcão, da Ação Educativa, para depois receber convidados de viersas áreas para falar sobre o tema. Confira abaixo os resumos das apresentações:

A primeira apresentação foi de Paulo Neves. Sociólogo, mestre em Educação pela USP, investigou as disposições de gênero acionadas por jovens alunas em diferentes episódios que envolviam violência em escolas públicas e privadas. Sua tese se chama “As meninas de agora estão piores que os meninos: gênero, conflito e violência na escola”. Ele abriu sua fala relembrando algumas contextuações sobre gênero nas escolas e falou sobre o que encontrou de diferente em escolas públicas e privadas. Clique aqui pra saber mais sobre a apresentação.

Ele foi seguido por Leonardo Peçanha é  carioca e professor de Educação Física, especialista em Gênero e Sexualidade pela IMS/UERJ e Mestre em CIências da Atividade Física na UNIVERSO, diretor do coletivo Grupo TransRevolução-RJ e Coordenador Nacional do Núcleo de Pesquisas do IBRAT (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) que falou sobre bullying homotransfóbico nas aulas de educação física. Veja a matéria completa clicando aqui.

A terceira apresentação foi do sociólogo Alan Ribeiro, doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo e pesquisa a questão do homem negro nas escolas. Ele debateu como a situação do homem negro nas escolas é diferente da situação do homem negro na sociedade nos chamados “hiatos de gênero” e como estereótipos atrapalham a valorização da intelectualidade desses homens. Veja mais clicando aqui.

As apresentações foram encerradas com um relato da professora Herbe de Souza, que é travesti e pode contar sobre as violências sofridas no período em que frequentou a escola, até os problemas que enfrenta para dar aula depois de formada. Ela também relatou sua experiência como professora de uma sala onde se debate assuntos como gênero e igualdade. Clique aqui para ver mais. 

Todas as apresentações estão disponíveis para download em PDF ao final dos textos.

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2018 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER