Curso debate Educação e Laicidade

O curso Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça debateu, no dia 5/12 o tema  “Educação e laicidade: desafios para as agendas de gênero, sexualidade e combate ao racismo”. As unidades começam sempre com uma dinâmica de grupo, coordenada por Maria Falcão, da Ação Educativa, para depois receber convidados diversas áreas para falar sobre o tema. Confira abaixo os resumos das apresentações:

A primeira apresentação foi de Suelaine Carneiro, Mestre em Educação pela UFSCar e Coordenadora de Educação/Geledés, Instituto da Mulher Negra. Ela falou sobre a Missão Intolerância Religiosa na Educação, realizada em 2010 a partir de denúncias de intolerância entre estudantes, profissionais de educação e familiares em escolas do país. Clique aqui para saber mais.

A socióloga Sylvia Cavasin, que é pesquisadora da ECOS – Comunicação em Sexualidade – tratou de forma simples e didática o quanto tem sido difícil fazer a discussão em vários contexto, inclusive no escolar, sobre o Estado Laico. Sua apresentação pode ser encontrada aqui.

A última apresentação foi da advogada Aline Andrade, Coordenadora de Ação na Justiça/Ação Educativa.Ela explicou de que maneira a lei trata do ensino religioso nas escolas e falou sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade. Clique aqui para ler mais. 

Todas as apresentações estão disponíveis para download em PDF ao final dos textos.

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2017 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER