Último encontro debate raça e identidade docente

O sexto e último encontro do curso “Educação, Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Raça”, que aconteceu no dia 19/12 trouxe o tema “Gênero, sexualidade, raça e identidade docente” para os cursistas.

A primeira fala foi de Vera Lúcia Benedito, Drª em Sociologia/Estudos Urbanos pela Universidade Estadual de Michigan/USA e Professora do Ensino Municipal de São Paulo. Ela fala sobre educação e representatividade, passando pela história da educação negra no Brasil e finalizando com os avanços e desafios da atualidade. Sua apresentação pode ser encontrada aqui.

A segunda fala foi de Viviane Angélica Silva, psicóloga e doutora em Educação na FEUSP. Ela fala sobre a baixa quantidade de alunos e professores negros nas universidades, focando na Universidade de São Paulo e em como a história da universidade ajudou a criar um ambiente racista e com pouca representatividade. A apresentação pode ser encontrada aqui.

A terceira e última fala foi de Lícia Barbosa, diretora do  ICEAFRO e doutora em Estudos Étnicos e Africanos e Professora e Coordenadora do NUPE-DEPED da Universidade do Estado da Bahia. Ela fala de educação e equidade baseando-se nos princípios de Ancestralidade, Identidade e Resistência. Sua apresentação pode ser lida aqui.

Ao fim do curso foi feita uma oficina de turbantes. As fotos podem ser encontradas na Página do Curso no Facebook 

Envie seu comentário

Por favor, informe seu nome

Nome é obrigatório

Por favor, insira um email válido

Email obrigatório

Por favor, insira sua mensagem

Formação em Direitos Humanos © 2018 Todos os direitos reservados

Design de WPSHOWER