Educação, Direitos Humanos e Tecnologias

O curso tem o objetivo de promover a experimentação e a discussão sobre tecnologias e suas relações com direitos humanos, em particular com o direito humano à educação, a partir de uma perspectiva crítica e criativa.

Com carga horária de 60 horas, a formação aborda experiências, produções e sujeitos que pensem e utilizam as tecnologias a partir de suas possibilidades para o campo dos direitos humanos e também de seus usos educacionais.

Objetivos

  • Discutir e experimentar as tecnologias digitais a partir de uma perspectiva crítica, apontando possibilidades para os campos de Direitos Humanos e da Educação;
  • Conhecer experiências, produções e sujeitos que utilizem as tecnologias digitais para a realização de projetos individuais ou coletivos;
  • Estimular a articulação de uma rede de educadores dialogando com as redes de conhecimento livre e tecnologias já existentes;
  • Tornar professores aptos para os usos de tecnologias digitais a favor da educação de maneira pedagogicamente significante;
  • Criar material de apoio a outros professores que queiram atuar nessa mesma perspectiva, independentemente de terem feito o curso ou não;
  • Sistematizar experiências e usos educacionais dos projetos Wikimedia.

Metodologia

Promovida pela ONG Ação Educativa, com apoio da Wikimedia Foundation, o curso segue a linha das formações promovidas pela organização, com o objetivo de debater o direito humano à educação em sua relação com outros direitos.

Baseada em princípios da Educação Popular, a formação proporciona a apropriação de conceitos a partir das vivências e observações de participantes. Os encontros são divididos em dois momentos: pela manhã haverá seminários e rodas de conversa; no período da tarde, são realizadas exposições dialogadas e oficinas.

A proposta é que as oficinas permitam, por meio de atividades práticas, realizadas em grupo ou individualmente, os participantes possam viver experiências, a partir de suas realidades, que os permitam desenvolver metodologias, projetos e um olhar crítico, mas familiarizado, diante das tecnologias da informação e da comunicação. Assim, espera-se que ao longo do curso, os participantes tenham contato com as diversas possibilidades apresentadas pelas tecnologias, com ênfase nos projetos Wikimedia (mas também abordando outros recursos utilizados no campo da educação), e familiarizem-se com o uso deles, desenvolvendo habilidades para adotar o uso consciente e crítico.

Conteúdo Programático – abril a junho de 2014:

  1. Apresentação do curso, introdução aos temas e dinâmica de aquecimento (09/04)
  2.  Direito à educação e as relações entre educação e tecnologias (12/04)
  3. Wikipédia, construção colaborativa de conhecimento (26/04)
  4. Recursos Educacionais Abertos e Educação Democrática (10/05)
  5.  Linha do tempo da Internet e educomunicação (17/05)
  6. Educação a distância e instrumentos de apoio ao aprendizado (24/05)
  7. Ciberativismo, ação e participação social (31/05)
  8. Cultura, jogos e o cotidiano interconectado além da escola (07/06)
  9. Exposição dialogada dos projetos e avaliação (14/06)

Equipe Responsável:

Bianca Santana – Coordenação pedagógica e de produção

Alexandre Hannud Abdo – Consultoria para concepção, programação, atividades, envolvimento comunidade e parceiros, participação remota

Célio Costa – Apoio para criação e implementação de atividades nos projetos Wikimedia junto com equipe

Supervisão Geral: Denise Carreira, Gustavo Paiva, Oona Castro

O curso conta também com um comitê de apoio, que compartilha o acúmulo desenvolvido ao longo dos demais cursos já promovidos e apoiou a construção da programação, formado por:

Ester Rizzi;

Jaqueline Lima Santos;

Juliane Cintra de Oliveira;

Salomão Ximenes.

 

Realização: Ação Educativa

Apoio: Wikimedia Foundation

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