Ponto de Cultura
A Periferia de São Paulo é um Pedaço D'África PDF Imprimir E-mail

Veja alguns eventos na edição de novembro da Agenda da Periferia.


Agenda Cultural da Periferia

Começou novembro, mês que se tornou sinônimo de conscientização política sobre as temáticas raciais no Brasil, principalmente depois que o 20 de novembro passou a ser feriado em algumas capitais brasileiras. Se no campo da política tivemos alguns avanços como a lei 10.639, as políticas de ações afirmativas, na cultura, não poderia ser diferente.

Cada dia o povo negro ocupa seu espaço na cultura, produzindo música, teatro, cinema, literatura e é por isso que a edição de novembro destaca um pouco dessa produção. O 6º Festival Cine Favela de Cinema traz em um dos seus filmes a protagonista Jennyfer, do média metragem homólogo de Renato Cândido, nosso destaque de capa. A narrativa do filme reflete os conflitos de uma adolescente que clareia suas fotos no Photoshop para se sentir bonita.

Já o projeto Africanofagias Paulistas, idealizado pela artista plástica Renata Felinto, realizado em parceria com a Pinacoteca de São Paulo acontecerá dos dias 05 a 26, com mesas redondas e apresentações culturais. As temáticas retratam a população negra na cidade de São Paulo, com as suas diversidades e heranças culturais dos africanos em contato com outros povos, dando origem à cultura brasileira.

Dialogando entre diáspora africana e periferia, o Grupo Clariô de Teatro estabelece uma conexão com a III Mostra do Gueto. Esta atividade acontece entre os dias 05 e 12, convidando grupos teatrais de regiões periféricas para se conectarem e trocarem influências e propostas. Entre os convidados estão Coletivo Negro, Kleber Lourenço de Pernambuco com a peça Negro de Estimação e haverá um bate-papo com Capulanas Cia de Arte Negra, entre outros.

No dia 19, o Centro Cultural da Juventude aposta na exposição e no diálogo sobre um dos instrumentos de resistência da diáspora africana, sinônimo de liberdade, que é o berimbau, idealizada pelo músico Dinho Nascimento, apresentação da Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene é um dos eventos culturais que destacamos.

Esses são alguns dos exemplos que compõem a edição de novembro, mas existem outros como o V Encontro Paulista de Hip Hop, Caldeirão do Negão. Tudo isso para dizer que a Periferia de São Paulo é um pedaço d’África.

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar