Cultura
Grupo propõe política específica de apoio a agentes culturais da periferia de SP PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Qui, 19 de Julho de 2012 19:49

O Culturas Periféricas em Rede, uma articulação de movimentos culturais da periferia de São Paulo e de pesquisadores da cultura, está realizando uma mobilização em torno da proposta de criação do Bolsa Cultura. O objetivo do programa, segundo o texto o grupo, é "democratizar a produção cultural a partir da remuneração de agentes que já praticam cultura numa visão ampliada”.

Após diversas discussões com coletivos, artistas e movimentos de cultura da periferia e pesquisadores da área, o grupo fechou um documento com a proposta inicial (leia a íntegra), que prevê financiamento de R$ 1.000 por mês, durante dois anos, para aqueles que atuam na produção cultural popular e periférica. A ideia agora é propor um diálogo com o poder público para a incorporação do Bolsa Cultura como Política Municipal de Apoio à Cultura da Periferia.

O grupo pretende aproveitar o contexto das eleições municipais para pautar as candidaturas com uma proposta final e coletiva criada a partir do diálogo amplo e aberto com possíveis interessados. Para isso, estão recolhendo assinaturas para encaminhar um documento aos candidatos à prefeitura de São Paulo. Para apoiar, basta assinar a petição aqui.

Próxima reunião

Para continuar o diálogo entre grupo, artistas, movimentos, pesquisadores e demais interessados, será realizada uma próxima reunião de debate, aberta a todo/as, no dia 26 de julho, às 19h, na Ação Educativa.

Debate Bolsa Cultura

Quando: dia 26 de julho (quinta)
Horário: 19h
Onde: sede da Ação Educativa - Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo – SP
Mais informações: http://www.periferiaemrede.org ou https://www.facebook.com/BolsaCultura

 

Leia também:

Mostra e seminário Estéticas das Periferias celebram a arte e a cultura nas bordas da metrópole

Grupo promove encontros para discutir criação do Bolsa Cultura

Projeto seleciona 50 mulheres para produção de livro coletivo

 

Última atualização em Qui, 19 de Julho de 2012 19:55