Observatório da Educação
Rede pela Valorização d@s Docentes Latino-american@s será lançada na Venezuela PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   
Seg, 04 de Junho de 2012 16:51

Lançamento acontece no dia 7 de junho, com debate sobre violência nas escolas; acompanhe a transmissão ao vivo

 

Segundo dados da Unicef (2011), a Venezuela é o segundo lugar do mundo onde mais se matam jovens de 15 a 19 anos, atrás apenas de El Salvador. Estudos sobre a violência nas escolas venezuelanas assinalam a presença de facas e pistolas em centros educativos e 73% dos estudantes venezuelanos já presenciaram situações violentas na escola.

Esses dados mostram a importância do debate sobre violência para os(as) professores(as) venezuelanos(as) e a necessidade de construção de uma cultura de paz nas escolas. Esse será o tema abordado no lançamento da Rede pela Valorização d@s Docentes Latino-american@s, uma articulação que une professores, pesquisadores e interessados em educação de diversos países da América Latina, na Venezuela.

Diante da severidade dos atos de violência que estão acontecendo nas escolas, é preciso formular uma política pública nacional para prevenção e intervenção, na qual se envolvem diversos setores e instituições. Os debates que acontecerão no dia 7, em Caracas (veja detalhes abaixo), são uma oportunidade para aqueles que querem se envolver diretamente na busca por uma cultura de paz nas escolas e pela efetiva valorização dos profissionais da educação.

E em sua localidade, como é a situação de violência nas escolas? O que sua cidade, estado ou país tem feito para enfrenta-la? Participe, comente!

Debate
Onde: Colégio San Ignacio de Loyola, Caracas
Quando: dia 7 de junho de 2012
Horário: das 13h30 às 17h
Contato: Marielsa Ortiz F. Centro de Formación e Investigación Padre Joaquín. Fe y Alegría. Av. Las Delicias. Calle 97, Edif. 15-139. Piso 2. Maracaibo, Estado Zulia. Telefone: 0261-7291551
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Programação

- 1h30: Chegada e apresentação dos objetivos, ações, integrantes e serviços da Rede – Marielsa Ortiz Flores (CFIPJ. Fe y Alegría)
- 2h10: Fórum A profissão docente ameaçada pela violência: como vivemos e a enfrentamos
Como vivemos e como enfrentamos a violência nas escolas? - com Belkys Valencia (Fe y Alegria. Nueva Esparta)
Fernando Seijas (Fe y Alegria. Zona Central)
Como a violência escolar afeta a vida e a profissão docente? - com Oswaldo Rodríguez (U. de Carabobo)
O papel do/a docente na formulação de políticas públicas para construir uma cultura de paz - com Gloria Perdomo (Fundação Luz e Vida)
Moderadora: Luisa Pernalete (CFIPJ, Fe y Alegria)
- 15h45 Sessão de perguntas
- 16h20 Fim do Fórum
- 16h30 Confraternização

O que é a rede?

A rede possui três eixos estratégicos de atuação: comunicação, pesquisa e articulação política. A cada 15 dias, um novo tema de debate será proposto no portal. No portal Vozes da Educação, será possível criar blogs na Rede, participar de comunidades e de fóruns de discussão temáticos. O cadastro pode ser feito em poucos passos.

Em seu eixo de pesquisa, a Rede desenvolverá estímulo à produção e divulgação de estudos sobre a condição docente na América Latina, trabalhando também com pesquisas participativas em forma de consultas.

Lançado em novembro de 2011, o portal Vozes da Educação se propõe a ser um espaço de intercâmbio para a comunidade educativa e interessados em educação na América Latina.

Na página, é possível fazer parte de grupos por país, ou discutir temas de interesse com outras pessoas da Rede, além de criar comunidades para propor novos assuntos. Conheça os grupos disponíveis ou faça login para criar uma nova comunidade.

Estão disponíveis ainda depoimentos (em vídeo, áudio ou texto) sobre a realidade de educadores de diferentes lugares.

Organizações impulsionadoras da iniciativa

Ação Educativa (Brasil)
Centro para el Desarrollo de la Inteligencia – CDI (Paraguay)
El Abrojo (Uruguay)
Fundación AVINA
Federación Internacional Fe y Alegría

Apoie! Leia nossa carta de adesão!

Leia também:

Imprensa argentina destaca fechamento de turmas

Do portal Vozes da Educação
Sex, 1 de junho de 2012

Última atualização em Seg, 04 de Junho de 2012 18:16
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar