Ação na Escola
Oficinas do NEPSO são realizadas em Angola no mês de agosto PDF Imprimir E-mail
Qui, 29 de Setembro de 2011 15:37
Objetivo é criar polos do Programa Nepso no continente africano; para isso, oficinas realizadas pela equipe da Ação Educativa reuniram 52 pessoas em Lobito, Angola.

 

 

Uma parceria estabelecida entre a Ação Educativa e a Fundação Open Society promoveu a realização de oficinas para a criação de um polo da Rede Nepso (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) na cidade de Lobito, província de Benguelaangola1.jpg, em Angola. A ideia é motivar os professores a desenvolver a metodologia da Pesquisa Educativa de Opinião na escola, inaugurando o primeiro polo do Nepso no continente africano.

“Nós realizamos oficinas iniciais do programa para que os professores pudessem entender como funciona a metodologia e para que possam desenvolver o projeto”, explica Thais Bernardes, assessora do Nepso na Ação Educativa.  Segundo ela, a intenção é no futuro é levar o projeto para outras regiões de Angola.

Ao todo 52 professores, coordenadores e o diretor da Escola Evangélica da Canata participaram das oficinas, que tiveram duração total de duas oficinas que tiveram cada uma 16 horas de trabalho. Os participantes são todos educadores que atuam no primário e 1º ciclo (equivalente ao ensino fundamental brasileiro).

No final do ano a equipe da Ação Educativa deve retornar a Angola para fazer uma avaliação junto com os participantes de lá, sobre o processo de implementação do Nepso em Lobito. Na ocasião os professores e coordenadores angolanos devem apresentar um seminário divulgando o trabalho desenvolvido por estudantes durante o semestre.
angola2.jpg
Segundo ela, os professores angolanos se mostraram bastante animados com a proposta. “Foi uma experiência muito rica de entrar em contato com uma realidade que é muito diferente da América Latina. Essa possibilidade de desenvolver o Nepso lá vai criar novas oportunidades de trabalho para ambos os lados”, afirmou Thais.

As oficinas em Angola foram realizadas entre os dias 22 e 25 de agosto último e contaram com a participação de Marilse Araújo, coordenadora do Nepso na Ação Educativa.

Última atualização em Qua, 05 de Outubro de 2011 13:58
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar