Políticas Públicas de Juventude e Participação PDF Imprimir E-mail

Este programa tem como objetivo contribuir para a ampliação e o fortalecimento da participação social na definição de políticas públicas, na perspectiva de que estas consigam efetivamente garantir os direitos da juventude. Para tanto, desenvolve três linhas de ação: produz e divulga conhecimentos; apoia e assessora órgãos públicos no desenvolvimento de políticas dirigidas aos jovens; desenvolve ações de incidência no debate sobre as políticas públicas de juventude.

Na linha de produção e disseminação de conhecimento, destacam-se atividades de pesquisa, de avaliação de programas e políticas de juventude, de organização de debates e seminários e de publicação de artigos e livros.

Nesse âmbito ganham destaque:

- a realização do Seminário Políticas Públicas: Juventude em Pauta, realizado em 2010, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, o Ibase, o Instituto Pólis, o Instituto Paulista de Juventude, o Núcleo de Análises em Políticas Públicas/UFRRJ, o Observatório Jovem/UFF e o Observatório da Juventude/UFMG.

- a publicação do livro Juventude em Pauta: Políticas Públicas no Brasil, em co-edição com a Editora Peirópolis e a Fundação Friedrich Ebert.

- a pesquisa de avaliação do Projovem Urbano, intitulada O ProJovem Urbano: seus impactos nas políticas de EJA e Juventude e na trajetória educacional dos jovens, em parceria com a UNIRIO e apoio do INEP.

Na linha de formação e apoio, encontram-se as atividades de assessoria ao desenvolvimento de projetos e programas, de apoio a grupos juvenis e de formação de educadores, técnicos e gestores de juventude.

Nesse âmbito, além de diversas ações de curta duração, ganha destaque o Centro de Mídia Juvenil – CMJ, que busca fomentar e apoiar as produções culturais de grupos juvenis da Região Metropolitana de São Paulo por meio da oferta de recursos materiais: acervo multimídia especializado (CDs, DVDs, CD-Rooms, Vídeos, Livros e Revistas) para empréstimos, espaços para reuniões e acesso a computadores com recursos gráficos, impressoras, equipamentos de gravação e ilha de edição de áudio e vídeo.

A linha de incidência política, por sua vez, envolve a participação em articulações da sociedade civil e em espaços institucionais, bem como a publicação de conteúdos que tenham como fim a ampliação, o aprimoramento e a democratização das políticas públicas de juventude.

Nesse âmbito, destacam-se:

- a participação na coordenação do GT Juventude da Rede Nossa São Paulo (http://gtjuventudenossasp.wordpress.com)

- a publicação do caderno Juventude na Cena

- a participação em comissões e instâncias voltadas às políticas de juventude. Em 2011, a equipe integrou a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Juventude e a Comissão Organizadora da 2ª Conferência Estadual de Juventude.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar