Pontão de Cultura PDF Imprimir E-mail
Por Administrator   

A área de Cultura da Ação Educativa se constitui a partir da noção da cultura como direito e do exercício deste direito como ação política. Tem como objetivo fortalecer a produção e a difusão de expressões culturais de grupos originários e atuantes nas periferias urbanas, visando a afirmação de suas identidades, ampliação do acesso a circuitos de produção e consumo de bens culturais e reconhecimento do direito à cultura como dimensão essencial da cidadania. A partir do tripé experimentação, produção de conhecimento e incidência em políticas públicas, atua em diferentes frentes.

Uma delas é o Pontão de Cultura Estética da Periferia, que tem como objetivo produzir e disseminar informação, promover análise e sistematizar conhecimento de ações e políticas de cultura de periferia.

Entre os projetos especiais do Pontão está o Centro de Mídia Juvenil, criado para contribuir na formação dos jovens para a produção audiovisual. No local, estão disponíveis computadores, equipamentos de filmagem e ilhas de edição, por meio dos quais diversos projetos de jovens têm sido desenvolvidos e apoiados.

O Pontão agrega também outros projetos, como a Agenda Cultural da Periferia, a Mostra Cultural da Cooperifa, o Estética de Periferia e a Revista Toró – Cultura Negra (que é editada em volumes bimestrais).

O Pontão de Cultura é um reconhecimento do programa Cultura Viva do Ministério da Cultura para espaços que realizam atividades que integram múltiplas ações culturais.

Navegue no menu ao lado por outros projetos da Área de Cultura.