Patrocínio
Apoio
Apoio Institucional

Conheça aqui os projetos premiados na primeira edição do Prêmio Minha Comunidade Sustentável. Clicando no nome do projeto, você confere uma entrevista com o responsável pela sua execução.

 

Saberes que brotam da terra – Charqueada (RS)
Tem como finalidade ampliar o tempo de atendimento de crianças na escola em uma situação de extrema pobreza. Criação de atividades ligadas ao desenvolvimento sustentável que visam o trabalho com a terra e geração de renda para as famílias. Dentre as ações, propõem-se a criação de hortas para o cultivo de plantas medicinais e a utilização de áreas ociosas nas casas para plantio.
O professor Márcio Hoff, proponente do projeto, fala sobre os desafios da criação e da implementação do “Saberes que brotam da terra”.  Ele fala sobre as parcerias desenvolvidas e os benefícios gerados para a escola. E dá dicas para quem quer concorrer ao prêmio em 2009.
Confira a entrevista com o professor Márcio Hoff

 

Educando para a sustentabilidade na Bacia do Guarapiranga
Criação de horta escolar, viveiro de mudas e pomar. Fazer uma mini-reserva da Mata Atlântica. Pretende difundir práticas e conceitos relacionados à educação ambiental. Defesa de mananciais.
A professora Edilene Luchesi da Costa
Confira a entrevista com a professora Edilene Luchesi da Costa

 

A Francisquinha também é minha (TO)
Propõe um trabalho de mobilização junto à comunidade escolar para buscar parcerias externas para identificação, valorização e preservação do córrego Francisquinha. Pretende desenvolver ações junto à comunidade ribeirinha do Setor São Vicente para sensibilização da causa, utilização dos recursos naturais disponíveis na fauna da região e flora da vegetação ciliar e (re) conhecimento de ações viáveis de preservação e intervenção positiva no meio ambiente. Cursos e palestras sobre cultivo de ervas, plantas medicinais e hortaliças na alimentação alternativa, saneamento básico, coleta seletiva do lixo, estudo de verminoses, hábitos de higiene e planejamento familiar.
Confira a entrevista com o diretor da escola, o professor Rubenilson Pereira de Araujo

 

Caic e Odilon - juntos construindo o bem viver
A partir de visitas de observação ao trecho do Rio do Peixe, situado no bairro Odilon Resende Andrade, município de Três Corações – MG, alunos e professores da Escola Municipal Professora Cândida Junqueira, constataram que a falta de informação e a ação de degradação do homem tem influenciado nas condições de vida dos moradores, na mata ciliar e na qualidade da água do rio em questão.  Buscando interferir nesta realidade, a Comunidade Escolar da Escola Municipal Professora Cândida Junqueira, propõe ações a partir do projeto “Caic e Odilon - juntos construindo o bem viver”, minimizar os impactos já provocados, bem como apresentar conceitos de educação ambiental a toda comunidade e promover a revitalização das áreas mais degradadas da comunidade e trecho do rio.
Confira a entrevista com o professor Evandro Gabriel Leal

 

Proteção e valorização dos buritizais do bairro
Tem como objetivo criar curso de aproveitamento sustentável (alimentar e econômico) do fruto do Buriti para a comunidade local e escolar, incluindo a produção de mudas e ações de plantio e reflorestamento com todos os alunos. Criar um viveiro de mudas, oferecer oficinas de sabonetes e cosméticos e de reciclagem de papel e embalagens. Dar continuidade aos mutirões de limpeza e plantio de mudas de Buriti nas áreas degradadas do Parque Ecológico e demais áreas do bairro.
Confira a entrevista com a professora Ivanete Gomes Moreira