Ações Afirmativas

Imagem2A política de ação afirmativa é uma forma que alguns países encontraram para enfrentar as desigualdades existentes em suas sociedades e garantir mais condições de acesso a recursos, conhecimentos, oportunidades e poder aos grupos discriminados. Um dos mecanismos de ação afirmativa são as cotas, ou seja, a reserva de vagas. No Brasil, existem cotas para candidaturas de mulheres nas eleições, para pessoas com deficiências físicas no mercado de trabalho, para negros e negras, indígenas e estudantes de escolas públicas acessarem as universidades, para obtenção de crédito por agricultoras e agricultores familiares etc. Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade das cotas com recorte de renda e raça. Atualmente, mais de cem universidades do país possuem programas de ação afirmativa. Quanto ao desempenho de estudantes cotistas nessas universidades, pesquisas apontam que ele é – em média – igual ou superior ao dos estudantes não cotistas. Ver mais informações no site <www.stf.jus.br>.

A Ação Educativa vem atuando, ao longo dos seus quase 20 anos, pela democratização da educação. Neste sentido, tem participado de espaços estratégicos para fortalecer a agenda de implementação das ações afirmativas no país. Em 2010, atuou junto com instituições parceiras no processo de incidência junto ao STF sobre as ações afirmativas no ensino superior. Como convidada do STF, realizou uma exposição no último dia da audiência pública, em 10 de março de 2010, em defesa das Ações Afirmativas. Desde 2013 vem atuando na Frente Pró-cotas Raciais do estado de São Paulo, apresentando posicionamento público a favor das ações afrrmativas nas universidades estaduais de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp).

Para saber mais, acesse:

Denise Carreira: Desconstruindo os argumentos contra as cotas

– Posicionamento no STF:

http://www.youtube.com/watch?v=iiQ8gRXRbwY

http://www.youtube.com/watch?v=IVYtMIC9wfg

http://www.youtube.com/watch?v=gUgmcvuXxxE

Editorial Ações afirmativas nas universidades paulistas: a necessidade urgente de ampliar o debate e reconhecer a experiência acumulada no Brasil

Frente Pró-cotas Raciais SP: http://frenteprocotasraciaissp.blogspot.com.br/

Mapa das Ações Afirmativas: http://gemaa.iesp.uerj.br/dados/mapa-das-acoes-afirmativas.html